sexta-feira, 13 de junho de 2008

O Conar pediu a suspensão imediata da campanha “Papai-mamãe não!” da C&A.

06/06/08 - comguru
http://www.comgurus.com.br/?p=1778
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wlICeuDvsA0&eurl=http://www.comgurus.com.br/?p=1778
O Conar pediu a suspensão imediata da campanha “Papai-mamãe não!” da C&A. Essa é a primeira campanha da rede criada pela DM9DDB. O processo foi aberto devido ao excesso de reclamações dos consumidores que se queixaram do alto grau erótico dos filmes. A C&A informou que “em virtude da repercussão gerada pela campanha do Dia dos Namorados, recolheu todo o material disponível em seus pontos-de-venda e fez alterações nos comerciais de televisão”. Uma nova versão vai ao ar nesta sexta-feira sem o conceito “Papai-mamãe não!”. Sergio Valente, da DM9DDB desculpou-se com um “não quisemos ofender ninguém. Usamos uma expressão que é extremamente popular”.
O fato da expressão ser popular não minimiza o erro. O que importa são as propostas de “alternativas” escancaradas nos comerciais, já que “papai-mamãe” é o basicão, certo? Ok, eles “queriam dizer” que os presentes não devem ser os mesmos de sempre, que tem que inovar, surpreender o(a) namorado(a) etc e tal. Mas usaram um jeito pseudo-ousadinho, que aliás não fecha muito com a modinha massificada que a C&A vende, bem basicão, não achas?
Atualização: C&A também recolheu o catálogo que vinha distribuindo nas lojas em virtude da repercussão gerada nos consumidores que reclamaram da conotação etótica do material. A campanha foi considerada inadequada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Elas serão anexadas ao processo que já está em andamento. Para o Idec, a campanha contraria artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e do próprio Conar, já que “estimula a juventude a um comportamento sexual irresponsável”, além de “denegrir valores familiares”. O instituto pediu também que o Ministério Público Federal (MPF) e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) tomem as providências cabíveis em relação à campanha.

Nenhum comentário: